Tipos de colecionadores de HQs

colunista_RobertoFreitasNada mais variado do que a fauna dos colecionadores de quadrinhos.

Mas dentro da variedade é possível identificar alguns tipos característicos que poderiam ser associados a algumas personalidades e personagens conhecidos. Em qual tipo vocês se enquadram?

indi1Indiana Jones – está sempre atrás da primeira edição “daquela” revista, que, para ele, é o Santo Graal dos quadrinhos. Ou aquela “grafic” que quase ninguém tem e é a arca perdida do trabalho inicial daquele mestre da arte sequencial. Pode ser encontrado escarafunchando nos sebos, no fundo das bancas e correndo atrás das coleções dos descuidados. Se precisar viaja aos confins do mundo e espera por anos a fio para arrebatar o item desejado. E depois tudo no plástico e no cofre (não é Renato Frigo?)


indi23Stephen Hawkins
– quer conhecer todo o universo dos quadrinhos, desde o big-bang inicial (pode travar discussões de horas se foi Yellow Kid ou as pinturas ruprestes) até o que nem ainda foi publicado. E quer conhecer (e ter) todos os tipos: quadrinhos europeus de vanguarda ou convencionais, americanos underground, super-heróis de todas as eras (e pode passar horas discutindo os marcos de cada uma), eróticos (que ninguém é de ferro), mangás e o que mais houver. Pode ser encontrado nos sites especializados comentando sobre todos os autores e quadrinhos já publicados (não há nada que ele não conheça).

indi2Bin Laden – o radical xiita que tem bem definido o que presta e deve ser considerado no mundo dos quadrinhos. O resto é lixo e quem gosta é idiota e devia ser banido da face da terra. Normalmente adoram as revistas de super-heróis e detestam todas as outras (revistinhas de mulherzinha). Podem ser encontrados nos sites xingando quem elogia o Grant Morrison (aquele merda!) ou vociferando contra os filmes de heróis por deturparem a historia original ou por não ter determinado personagem.

 

indi3Annie Wilkes – mais do que ter tudo de determinados artistas, o sonho aqui é estar perto do seu ídolo (só perto, a analogia aqui não tem o mesmo sentido do filme Louca Obsessão), ter aquele esboço autografado ou foto ao lado dele. São os que mais sofrem com espaço, porque além das revistas tem que guardar todo tipo de material extra disponível. As convenções de quadrinhos são o seu habitat natural e podem ser encontrados nas intermináveis filas de autógrafo.

 

indi4Guilherme Boulos – detesta igualmente os autores da moda (valorizados pela mídia golpista) e os saudosistas da era de ouro (burgueses empedernidos). Historias de super-heróis são coisas para crianças. Se interessa por autores underground enquanto só ele os conhece. Se passam a vender, ou ficam conhecidos, dizem que se venderam ao sistema e ficaram ruins. Só fazem concessão ao Crumb. Colega de xingamento do Bin Laden com quem divide o mesmo habitat, onde vivem brigando por espaço.

 

colunista_RobertoFreitas
Roberto Freitas Soares
Viciado em HQ desde a infância, ainda fugindo do Rehab.

6 comentários em “Tipos de colecionadores de HQs

  1. Eu devo ser do tipo Stephen Hawkins, mas sem o mínimo de genialidade que esse gênero está pregando aí… sou incapaz sequer de dar uma sequencia de artistas de minhas series favoritas (bem, sequencias longas pelo menos…:-D ). Mas acho que faltou um tipo aí, que é mais raro mas existe.. aquele que coleciona, mas não lê…só coleciona fisicamente e pronto.. por incrível que pareça, já conheci mais de um destes…

    1. Claudio, vi uma entrevista com o proclamado maior colecionador do Brasil em numero de exemplares e nela ele dizia que não lê gibis. Acho que este eh o tipo esquizofrênico…

  2. hahahah eu acho que eu entro na categoria “Indiana Jones” com um pouco de “Stephen Hawkins”, ainda bem que nunca fui uma “Annie Wilkes”.

    A única excessão foi a minha felicidade ao ir numa palestra do QUINO, o desenhista da Mafalda.

Deixe uma resposta