06-01-2017

Por

A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 5

colunista_RobertoFreitas

Após testar os limites temáticos e de formato de uma historia em quadrinhos nos contos do volume 2, neste volume 3 Alan Moore colhe os frutos plantados e inicia o arco “Gótico Americano”, explorando as contradições do “american way of life”.

Saga of the Swamp Thing, Book 5
Roteiro: Alan Moore
Arte: Stephen Bissete, Stan Woch, Rick Veitch e John Totleben
Páginas: 168
Publicação: Vertigo 2013
Publicação Original: agosto de 1986 a janeiro de 1987
#51 a #56
Gênero:
 Ficção Científica

Moore continua desbravando novos caminhos neste quinto livro da série completa de sua passagem pelo título. Neste novo arco de histórias há uma mudança de foco, do terror para a ficção cientifica, talvez pela entrada de Rick Veitch como artista principal (este era seu maior interesse), talvez pela influência dos outros trabalhos que Moore já estava iniciando, como Watchmen e Miracleman.

A primeira história “Home Free” traz o Monstro retornando de sua batalha nas portas do inferno para descobrir que, na sua ausência, Abigail foi presa por conduta indecente (fotografaram ela beijando a criatura). Prato cheio para Moore adentrar na hipocrisia e preconceito americanos com relação a romance entre “diferentes”. Solta sob fiança, Abby foge para Gotham City e é novamente presa. Por que Gotham? Porque Moore não ia perder esta chance de abordar o homem morcego.

verdao5555Em “Natural Consequences”, um furioso Monstro do Pântano cobre Gotham de verde. Nunca a cidade imaginária foi tão real. Moore adentra por seus bairros e habitantes (dá quase para sentir o cheiro dos becos) e mostra a transformação da paisagem urbana em selva. Como um deus desafiado, a criatura dá um ultimato para que libertem sua amada ou a cidade será destruída. Enquanto isto, vários habitantes aderem a transformação da cidade em um éden primitivo, se libertam das roupas e criam uma comunidade alternativa que assusta as autoridades que convocam o velho Lex Luthor para deter a criatura. Sua passagem pela história é rápida, mas marcante.

Vem a seguir uma das melhores historias do Monstro do Pântano (e várias das histórias de Moore merecem este titulo) “The Garden of Earthly Delights” onde Batman exige que o monstro deixe a sua cidade e parte para um confronto mortal, onde é facilmente derrotado. Enquanto a cidade vai caindo cada vez mais no verde, Batman luta agora para vencer o preconceito das autoridades e libertar Abby antes que seja tarde demais. Até consegue isto, mas a divindade e imortalidade do Monstro é posta a prova e ele aparentemente conhece seu fim. Nesta história temos o retorno do artista original John Totleben, o que eleva ainda mais sua qualidade.

The “Flowers of Romance” mostra Abby tentando superar a dor da perda de seu amor e encontrando dois antigos personagens do inicio das histórias do Monstro. Moore aqui dá um refresco para o impacto da historia anterior e aproveita para mais uma “cutucada” nos valores americanos, de novo na questão do machismo e nos impactos da guerra do Vietnã.

verdao5As duas histórias seguintes é que realmente marcam a transição para a ficção cientifica. Em “Earth to Earth” – com uma brilhante introdução gráfica do espaço para a Terra – ele aprofunda ainda mais a análise dos sentimentos de Abby e o tamanho de sua perda. A história termina da Terra para o espaço, onde encontramos a criatura renascida em um planeta distante.

Finalmente em “My Blue Heaven”, outro experimento formal de Moore – todo colorido em tons de azul – temos a metáfora mais radical sobre criador e criatura já feita em uma HQ. Perdido em um planeta solitário, o Monstro se distrai recriando sua amada e até mesmo a cidade de Hooma. Esta história teve profunda influência em Watchmen e no destino do Dr. Manhattan.

Terminar este livro dá a tristeza de saber que só falta mais um para terminar o período de Alan Moore no título. Visto em retrospectiva, um dos melhores e mais influentes trabalhos já feitos em quadrinhos.

Continue aqui:
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore — Início <<<
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 1 <<<
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 2 <<<
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 3 <<<
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 4 <<<
>>> A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 6 >>>

colunista_RobertoFreitas

Roberto Freitas Soares
Viciado em HQ desde a infância, ainda fugindo do Rehab.

Deixe uma resposta