04-01-2017

Por

A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 4

colunista_RobertoFreitas

O mal é o oposto do bem? Com esta pergunta chegamos ao fim do arco “Gótico americano”, com o confronto final entre a luz e as trevas. Nestas histórias o papel de Constantine cresce de mero coadjuvante para parceiro decisivo, responsável pelo “treinamento” do Monstro do Pântano para seu novo status de semi-divindade”.

Saga of the Swamp Thing, Book 4
Roteiro: Alan Moore
Arte: Stephen Bissete, Stan Woch, Rick Veitch e John Totleben
Páginas: 224
Publicação: Vertigo 2013
Publicação Original: dezembro de 1985 a julho de 1986 #43 a #50
Gênero: Terror

Nestas histórias fica ainda mais clara a maestria de Alan Moore em escrever de várias perspectivas diferentes, dando profundidade aos personagens. E fica claro também o tanto que Neil Gaiman e seu Sandman devem a Moore, do clima das histórias ao uso de personagens como Caim e Abel, sem falar no próprio Constantine, e até no tema de historias inteiras como a Casa de Bonecas.

Este é o ultimo trabalho de Bissete e Totleben no título, e eles já estão ausentes em varias histórias, apesar dos substitutos manterem o mesmo estilo, o que garante a fluidez e uniformidade das histórias. (E claro, o fato de Moore ser extremamente detalhista na descrição de cada quadro de suas histórias). A primeira história “Windfall” é um conto moral sobre os efeitos da fruta que cai do Monstro do Pântano e é experimentada por varias pessoas, com efeitos diferentes de acordo com a personalidade de cada um.

verdao555 “Bogeymen” apresenta um serial killer do qual nunca vemos o rosto, já que a historia é contada sempre do seu ponto de vista, do que ele vê e pensa. Ele menciona encontros anteriores com colegas com os mesmos hábitos, que foi o que Gaiman usou no arco Casa de Bonecas.

“Ghost Dance” é uma das melhores historias de Moore, aproveitando o amor americano por armas para contar a historia da casa da família de um fabricante de armas (que realmente existiu), assombrada por suas vitimas e usuários, repetindo as mortes infinitamente. De quebra visitantes são confrontados com suas fraquezas e traições. “Revelations” faz parte do crossover Crise nas Infinitas Terras e Moore vai mostrar que a batalha entre a luz e as trevas é muito pior que o pesadelo do encontro das múltiplas terras.

verdao55“The Parliament of Trees” mostra o Monstro do Pântano no Brasil, levado por Constantine para encontrar um conselho de arvores ancestrais, que compartilham a mesma origem com a criatura e enfim ter revelada sua natureza. No entanto o encontro é frustrante por que o monstro não compreende o que lhe é repassado. Em “A Murder of Crows”, Constantine, seus aliados e o Monstro do Pântano vão tentar deter o grupo de magos conhecidos como Brujeria na Patagônia. O plano dos magos é despertar a escuridão que havia antes da criação do mundo para confrontar Deus. Como sabemos Moore não se intimida com temas metafísicos. Tudo dá errado e os magos, mesmo derrotados, conseguem conjurar o feitiço que irá despertar a escuridão.

Na historia seguinte “The Summoning”, Moore dá vazão a seu lado nerd de profundo conhecedor de personagens obscuros da idade de ouro e convoca todos os personagens místicos da DC como o barão Winter, Sargon o Feiticeiro, Dr. Oculto, Zatara e sua filha Zatana para ajudar Constantine na Terra, enquanto o Monstro do Pântano se junta nos limites do inferno com Etrigan, O Espectro, O Estranho, Deadman e o Doutor Destino (da era de ouro da DC) para enfrentar a escuridão despertada e pronta para engolir a luz.

Na edição especial de numero 50 temos a conclusão da batalha entre a luz e escuridão onde todos os aliados do Monstro do Pântano vão sendo derrotados um a um e dois dos colegas de Constantine são incinerados. O conselho dado pelas árvores ancestrais agora faz sentido quando transmitido pela criatura para a escuridão.

Então Moore se sai com um final perturbador (e um tanto herético), oferecendo a proposta de que mal e bem são partes de um mesmo espectro, e luz e trevas são complementos de um mesmo ser divino.

Continue aqui:
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore — Início <<<
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 1 <<<
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 2 <<<
<<< A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 3 <<<
>>> A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 5 >>>
>>> A saga do Monstro do Pântano por Alan Moore – Livro 6 >>>

colunista_RobertoFreitas

Roberto Freitas Soares
Viciado em HQ desde a infância, ainda fugindo do Rehab.

Deixe uma resposta