Os caras do Pipoca & Nanquim vão invadir Limeira

O famoso trio de colecionadores, editores e youtubers, formado por Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes é um dos grandes destaques do 2° Festival Limeirense de Quadrinhos.

O Pipoca & Nanquim ou simplesmente “PN” nasceu a partir do videocast “Pipoca & Nanquim” que foi criado em 14 de outubro de 2009 e que era exibido pelo canal 21 na cidade de Araraquara e região (pelo serviço de TV por assinatura NET) e na TV Educativa de São Carlos. Em menos de um ano, o programa se destacou na Internet ao firmar parcerias com blogs e constante divulgação em mídias sociais.

Alexandre Callari, Daniel Lopes e Bruno Zago

Em novembro de 2010 foi inaugurado o site do Pipoca e Nanquim, que além dos vídeos, abriga também matérias, resenhas, colunas, entrevistas e podcasts.

De todo esse esforço nasceram vários livros, um grande site, uma página no Facebook, mas foi no canal do Youtube que eles se encontraram de vez com o seu público. Prova disso são os mais de 95.000 inscritos que aguardam ansiosamente o lançamento de cada vídeo desse trio de amantes das HQs.

Fica fácil perceber que tudo isso aconteceu por que eles sempre colocam o amor de colecionador em cada conteúdo editado e publicado. Não foi por menos que essa dedicação de fã levou esse trio tão longe. Eles sabem do que falam, além de conseguir firmar grandes parcerias que permitiram um crescimento espontâneo e reconhecido pela maioria dos colecionadores de HQs do Brasil.

Depois de tudo isso, os caras enfrentam o grande desafio de se tornar uma editora de HQs focada em material de altíssima qualidade! Sim, além de colecionadores, editores, youtubers, agora são empresários do mercado editorial brasileiro levando todo esse conhecimento para os lançamentos da editora Pipoca & Nanquim.

Por tudo isso é um prazer enorme receber esses amigos colecionadores que estarão presentes nos dois dias do 2° Festival Limeirense de Quadrinhos falando sobre a história da Marvel no Brasil e depois sobre o processo de escolher, editar e publicar HQs pela sua própria editora. Veja o vídeo onde eles comentam a participação no FLIQ 😉

Para que vocês sintam um gostinho do que eles vão falar nos dias 23 e 24 de setembro nós conversamos rapidamente com o editor Daniel Lopes. Confira!

Daniel tudo bem? Fale um pouco sobre o Pipoca & Nanquim e também sobre o que vocês vão apresentar no FLIQ 2017.
Tudo ótimo! Pipoca & Nanquim nasceu da paixão de três amigos por quadrinhos e cinema. Inicialmente, apenas um programa de TV Universitária em Araraquara, logo também se tornou um vlog para Youtube e ganha ramificações como podcasts, livros sobre filmes super-heróis (Quadrinho no Cinema 1, 2 e 3) e, agora em 2017, uma editora, que promete trazer grandes clássicos da nona arte de diversos períodos e países. Para o FLIQ 2017 estamos preparando uma palestra no sábado, ao lado do Alexandre Morgado, sobre a Marvel no Brasil; e domingo, uma palestra sobre nossa carreira e experiências. Além disso, ficaremos no Artist Hall durante todo o evento, vendendo nossas publicações, produtos exclusivos e batendo um papo com os fãs.

Como começou a sua paixão pela arte sequencial? Quais são suas referências?
Começou por influência o meu pai, que sempre leu muito quadrinho. Durante a infância cresci em meio a revistas do Homem-Aranha, Batman e Conan. Então foi algo bem natural. Difícil listar referências. Tenho diferentes referências todo dia, quando pego um gibi novo para ler, quando vejo um filme ou vejo algum programa na TV/Youtube. Mas se fosse pra escolher um ídolo, tanto na arte quanto na postura profissional, seria o Jack Kirby.

Qual o seu personagem favorito das HQs?
Um só? Tem que ser pelo menos três (risos)… Batman, Homem-Aranha e Calvin.

Qual a importância de eventos como o FLIQ para a cultura dos quadrinhos no interior?
Fundamental! Que maravilha seria se toda cidade tivesse gente disposta a realizar um evento assim para disseminar a cultura. É preciso descentralizar os eventos para mais gente ter acesso. Com isso, aumenta o interesse e todo mundo que faz e participa ganha algo culturalmente. E é em eventos assim que novo público vai se formando e o que a gente ama se consolida.

A gente se encontra no FLIQ!

Vai ser realmente imperdível! Por isso trate de chegar antes no evento para garantir o seu lugar no bate papo com os caras do Pipoca & Nanquim!

#vempralimeira #vemprofliq #pipocaenanquim

Deixe uma resposta