Laudo Ferreira e Marcel Bartholo lançam “O Santo Sangue” durante o Festival de Quadrinhos de Limeira

Um velho matador é contratado por um fazendeiro para eliminar uma figura misteriosa que, segundo ele, causara uma maldição em sua jovem filha – o poder curativo através de seus fluidos menstruais. A jovem, porém, é considerada uma santa pela população pobre do local graças a esse dom. O matador parte para cumprir seu trabalho, contudo, ao invés de simplesmente ter mais uma morte em sua carreira, deverá confrontar a si mesmo.

Esse é o enredo de O SANTO SANGUE, novo trabalho de Laudo Ferreira (Yeshuah Absoluto, Cadernos de Viagem, Olimpo Tropical), que aqui ficou a cargo do roteiro, e Marcel Bartholo (Carniça, Insubstituível), responsável pela arte. O lançamento é da Jupati Books, selo de quadrinhos da Marsupial Editora.

Em O SANTO SANGUE, Laudo volta a trabalhar com temas já comuns em seus trabalhos anteriores. Misticismo, fé, personagens confrontando suas dualidades e realidades diferentes, agora numa ambientação que mistura o agreste com o realismo fantástico. Essa é sua primeira parceria com o artista Marcel Bartholo, dono de uma arte vigorosa e marcante, ambientando com maestria o clima e os personagens da história. “O matador Vernio, protagonista do álbum, representa o que em diversos momentos fazemos em nossas vidas – o fato de estarmos à frente de elementos que irão mudar nosso destino, trazendo novas possibilidades, novos caminhos, mas que não percebemos ou enxergamos, às vezes presos a nossos princípios. Tudo isso embalado com a magnífica arte de Marcel, que traduziu muito bem a simplicidade e os mistérios dos personagens”, comenta Laudo sobre a HQ.

SOBRE A PUBLICAÇÃO

A jovem Lucem se tornou uma santa para seu povo graças à inusitada capacidade curativa de seus fluidos menstruais. Maldição ou dádiva divina? O pai da garota não se importa e deseja apenas a morte do homem que acredita ter sido o responsável por essa situação. Um velho e infalível matador profissional é contratado, mas para alcançar seu objetivo precisará confrontar a si mesmo num duelo íntimo que poderá transformá-lo.

LAUDO FERREIRA (roteirista) – www.laudoferreira.com
Nasceu em São Vicente, litoral paulista. É roteirista e desenhista com vasta experiência no mercado editorial e publicitário. Seu trabalho nos quadrinhos começou no início dos anos oitenta e, ao longo de sua carreira, foi laureado em diversas categorias nas principais premiações da área, como o Troféu HQMIX e o Prêmio Angelo Agostini. Entre 2009 e 2014, lançou a premiada trilogia Yeshuah, que resultou na compilação Yeshuah Absoluto em 2016 (todas publicadas pela editora Devir). Dentre inúmeras obras, é autor da adaptação Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente (Peirópolis, 2011), dos álbuns Histórias do Clube da Esquina e Cadernos de Viagem (Devir, 2011 e 2016, respectivamente) e da cultuada série Tianinha, publicada pela editora Rickdan de 2000 a 2009 e que retornou reformulada em revista própria em 2017. Pelo selo Jupati Books, da Marsupial Editora, participou das antologias Feitiço da Vila: a poesia de Noel Rosa em quadrinhos (2014) e Aqui e Acolá: histórias dos dois lados do Atlântico (2015) e publicou os álbuns Zé do Caixão (2016) e Olimpo Tropical (2017, mesmo ano em que foi publicado em Portugal pela editora Polvo). Laudo vive atualmente na cidade de São Paulo com sua esposa e filho.

MARCEL BARTHOLO (desenhista) – www.marcelbartholo.com
Nasceu em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. É ilustrador, quadrinista e artista plástico, sócio-fundador do Estúdio Ideaboa. Pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação, é professor em Sorocaba (SP), onde ministra oficinas de desenho e criatividade. Organiza o Ilustradoria – Encontro Ilustrado, evento voltado para os admiradores e profissionais do desenho. Sua estreia nos quadrinhos foi em 2016 com a publicação independente Insubstituível, que lhe rendeu indicação ao Troféu HQMIX na categoria de melhor colorista. Em 2017, lançou Carniça, em parceria com o roteirista Rodrigo Ramos, e em 2018 ilustrou o segundo volume da antologia de contos de horror Narrativas do Medo. Marcel vive atualmente em Sorocaba.

SERVIÇO
O Santo Sangue
Roteiro: Laudo Ferreira
Arte: Marcel Bartholo
Selo Jupati Books – Marsupial Editora, 2018
ISBN 978-85-68156-51-3
80 páginas no formato 20,5 x 27,5 cm

Um comentário em “Laudo Ferreira e Marcel Bartholo lançam “O Santo Sangue” durante o Festival de Quadrinhos de Limeira

Deixe uma resposta