Kaliman, o homem incrível!

colunista_MarcosMassolini

As capas espalhadas pelo post são das seis edições de KALIMAN, O HOMEM INCRÍVEL do meu acervo. Essa publicação foi lançada em 1979, pela Editora Abril, simultânea às revistas da Marvel Capitão América, Heróis da TV e Terror de Drácula, além de Recruta Biruta (todas saíram entre junho e julho de 1979 e aparecem em anúncios internos). Interessante é que no expediente da revista consta como “edição regional” e como “uma publicação da Editora Morumbi Ltda. Rua do Cortume, 738 – São Paulo”. Na capa também não há referência alguma à Editora Abril.

 

Kaliman é um personagem mexicano de grande sucesso no país de origem e em parte da América Latina.

Surgiu em 1963 como personagem radiofônico e devido ao grande sucesso desde o início, virou série em quadrinhos dois anos depois, sendo publicada até os anos 90.

Encontrei esses links sobre o personagem : http://lagartonegroblog.blogspot.com/2012/04/conheca-revista-de-aventura-considerada.html;  e  https://www.facebook.com/kalimansuperheroe/

Com destaque para esse vídeo produzido por um fã.

Não sei quantas edições saíram nesta série da Abril – quem souber ou tiver pistas, por favor, escreva para o ‘CdHQs’.

Em conversas anteriores na rede com os amigos Toni Rodrigues e André Lopes, o primeiro lembrou que na época ventilou-se que a Abril lançara essa série de forma setorizada, provavelmente no Paraná, com o intuito de testá-la junto ao público leitor, o que ratifica o exemplo do André, que chegou a ver algumas dessas revistas em sebos de Curitiba anos depois do lançamento.

 

O antenado Helio Guerra, grande colecionador, ao ver as capas, cravou que as edições foram apenas oito mesmo e de quebra, ainda informou que o personagem Kaliman foi publicado também na revista Mundo do Terror, da Press, nos anos 80.

Kaliman é mais um mistério editorial deste vasto e nem sempre bem explicado mercado de quadrinhos no Brasil!

Alguns detalhes importantes vieram à tona, mas ainda há muito a se descobrir. Como por exemplo o primeiro filme do Kaliman de 1972 – “Kalimán, el hombre increíble”- que você acompanha aqui na íntegra!

 

colunista_MarcosMassoliniMarcos Massolini
Colecionador pra valer desde 1978. Acompanha com gosto a movimentação atual mas seu hobby ainda é caçar raridades em prateleiras empoeiradas de sebos.

Deixe uma resposta