Exposição e documentário celebram 25 anos de Dito, o Bendito, de Érico San Juan 

O personagem de quadrinhos Dito, o Bendito, do caricaturista e designer piracicabano Érico San Juan, celebra seus 25 anos com exposição na Biblioteca Municipal Manoel Zink, em Campinas, com abertura em 6 de agosto, e um documentário inédito na internet.

O PERSONAGEM – Dito, o Bendito nasceu nas páginas do Jornal de Piracicaba, onde foi publicado em fases semanais e diárias, de novembro de 1993 a maio de 2005.

Desde então, o personagem ganhou dois livros publicados pela editora Marca de Fantasia, teve exposição na Câmera de Vereadores de Piracicaba, em 1996, além de ser escolhido para integrar um livro didático da editora Saraiva, em 2013.

A EXPOSIÇÃO – A apresentação da exposição ” Dito: 25 Anos de Tiras Benditas“, coube a Mig Mendes, colaborador de Ziraldo na criação dos quadrinhos do Menino Maluquinho e autor das tiras Os MIgonautas e Thrash, publicada no suplemento infantil da Folha de S. Paulo.

Na apresentação da exposição, Mig assim descreve o personagem: “O nome já diz: tudo que se fala dele é bem dito. O difícil, na atualidade, é convencer o público, acostumado a pensar que arte só pode ser a expressão do próprio cotidiano do artista, de que é muito bacana um piracicabano escrever tiras de humor em que o protagonista é um carioca do morro”

A exposição dos 25 anos de Dito, o Bendito traz 25 tiras selecionadas entre as 759 publicadas no Jornal de Piracicaba durante 12 anos (1993 a 2005). Traz ainda curiosidades e fatos a respeito do personagem.

O DOCUMENTÁRIO – No dia 6 de agosto, data de abertura da exposição em Campinas, as redes sociais do autor Érico San Juan trarão um documentário inédito sobre Dito, o Bendito.

O documentário “Dito: 25 Anos de Tiras Benditas“, com direção de Francisco Araújo, traz depoimentos de jornalistas, artistas gráficos e radialistas que acompanharam a trajetória do personagem e seu autor.

Estão no documentário o chargista Jean Galvão (Folha de S. Paulo), o jornalista Thiago Uberreich (apresentador da rádio Jovem Pan); o cartunista Spacca (autor de quadrinhos históricos pela Companhia das Letras); entre outros.

EXPOSIÇÃO
“DITO: 25 ANOS DE TIRAS BENDITAS”
de Érico San Juan 

Visitação: 6 a 31 de agosto de 2018
Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink
Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP, CEP 13010-142 – F.: (19) 2116-0423
Horário: 9 às 17h – ENTRADA GRATUITA

DOCUMENTÁRIO
“DITO: 25 ANOS DE TIRAS BENDITAS” 

Direção: Francisco Araújo
Duração: 12 minutos
Depoimentos de Jean Galvão, Thiago Uberreich, Mig Mendes, Orlandeli, Spacca, entre outros, sobre  o personagem Dito, o Bendito, de Érico San Juan

Deixe uma resposta