Entrevista | Marcos Massolini fala sobre sua relação com as histórias em quadrinhos

colunista_MarcosMassoliniOntem (08/02) tive a oportunidade de ser entrevistado no programa “Universo Rick”, do produtor e agitador cultural da região do ABC Ricardo “Rick and Roll” Martins, transmitido pela TV ABC Repórter do jornal de São Caetano do Sul “ABC Repórter”.

 

Marcos Massolini e Ricardo “Rick and Roll” Martins

 

Em 30 minutos consegui mostrar alguns itens interessantes da minha coleção e discorremos sobre várias fases dos quadrinhos, dos primórdios com O Tico-Tico e Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen até o underground dos anos 70, passando pelo terror, faroeste, o quadrinho marginal de Robert Crumb e o psicodelismo da parceria Mutantes-Alain Voss.

 

Fechamos a conversa com alguns itens de “quadrinhos musicais” e o curioso mini gibi do “Gato Radical”, personagem do artista de São Caetano, Hulk’a’Billy (que assina Fraile nos quadrinhos), também líder dos Kães Vadius, primeira banda de Psychobilly do Brasil.

Como bem disse o entrevistador Rick, esse papo “quadrinhos” dá muito pano pra manga e pode servir de conversa para três programas ou mais.


Quem sabe na próxima eu consiga falar mais sobre a Editora Abril, as graphic novels e o boom recente dos quadrinhos nas livrarias.

Levando em conta que foi ao vivo e sem script – e por esse motivo cometi alguns deslizes como mencionar o Superman antes do personagem existir – acredito que consegui mostrar detalhes interessantes dessa maravilhosa arte e a sua importância crucial e influência dentro da nossa cultura.
Confira a entrevista:

colunista_MarcosMassolini
Marcos Massolini

Colecionador pra valer desde 1978. Acompanha com gosto a movimentação atual mas seu hobby ainda é caçar raridades em prateleiras empoeiradas de sebos.

Deixe uma resposta