31-03-2015

Por

Acontece a 2ª Batalha de Quadrinhos no Itaú Cultural

O lápis é uma bazuca, cada disparo um cartum – ao longo de abril, o Itaú Cultural, em São Paulo, será a arena da Batalha de Quadrinhos.

O lápis é uma bazuca, cada disparo um cartum – ao longo de abril, o Itaú Cultural, em São Paulo, será a arena da Batalha de Quadrinhos, um torneio de desenho em que participantes maiores de 14 anos criam sobre temas sugeridos no momento da disputa. Os materiais são cedidos pelo instituto e o público escolhe o melhor. Com apresentação do quadrinista Fábio Coala, as eliminatórias ocorrem nos dias 11 e 18, às 18h. A grande final, no dia 26, às 16h, conta ainda com um duelo entre os cartunistas Gus Morais e Leandro Robles.

As inscrições abrem meia hora antes das classificatórias. Oito competidores são aceitos em cada uma e divididos em pares por sorteio. Cada rodada tem dois minutos e um júri próprio, composto de cinco membros, elegidos por Coala em meio ao público. Os confrontos seguem até restarem dois selecionados, que se defrontam com o outro par de vencedores na partida decisiva. Os dois primeiros em cada um dos três dias são premiados com HQs, de acordo com a sua posição no pódio.

Esta é a segunda edição da Batalha de Quadrinhos. Na primeira, o campeão foi o desenhista e músico Claudio Levitan. Veja alguns desenhos feitos no dia.

Participantes

Fábio Coala é ilustrador e quadrinista, formado em publicidade. Mantém o site Mentirinhas, com tirinhas diárias, indicado ao Troféu HQMIX 2014 na categoria Webcomics. Em 2013, lançou sua primeira graphic novel, O Monstro, indicada ao HQMIX em duas categorias e eleita o Melhor Lançamento Independente. Coala publicou também As Melhores Mentirinhas e As Melhores Mentirinhas 2.

Gus Morais é ilustrador e quadrinista. Publicou no caderno de tecnologia da Folha de S.Paulo por dois anos e, desde 2010, se dedica à criação de quadrinhos em seu blog pessoal, do qual resultou a coletânea Privilégios e Outras Histórias. Atualmente está envolvido na produção de um livro e em um projeto que provoca o leitor a interagir com os quadrinhos.

Leandro Robles é cartunista e autor da tira infantil Escola de Animais e da tira de humor Macaco Albino, para adultos – publicadas em livro pela Balão Editorial. Já publicou no jornal Folha de S.Paulo (cadernos Folhinha e Folhateen) e na revista Info, além de ter criado uma das vinhetas “plim-plim” feitas para os intervalos da Rede Globo. É sócio do estúdio de ilustração, quadrinhos e animação Pingado Sociedade Ilustrativa.

Batalha de Quadrinhos

  • Sábados 11 e 18 de abril às 18h
    Duelos classificatórios
  • Domingo 26 de abril às 16h
    Grande Final
  • Inscrições para competidores maiores de 14 anos, nos dias 11 e 18, 30 minutos antes do início das batalhas
  • Espectadores/jurados não precisam se inscrever
  • Livre para todos os públicos
  • Gratuito

Fonte: http://novo.itaucultural.org.br

Deixe uma resposta