A morte do Universo Marvel?

colunista_BobBretallAs pessoas têm comentado sobre a “morte do Universo Marvel” por meses. Principalmente porque a própria Marvel foi anunciando e exagerando a morte do seu universo durante meses. Estou falando da ‘morte’ que ocorreu na última grande saga da Marvel, Guerras Secretas #1.

sw1

Confesso que estou cansado. Sinto que a Marvel (e a DC também) se tornaram profissionais em criar falsos alarmes quando o assunto é a morte dos seus personagens.

O Capitão América morreu. Ele foi baleado bem na frente de todos e ainda verificaram que ele estava morto! Mas ele voltou. Eu ainda não tenho certeza exatamente como ele fez isso e olha que eu li todas as histórias sobre o fato. Isso é realmente complicado, pois não tem muita lógica.

O Tocha Humana foi ‘morto’. Ele morreu e eu ainda fui uma das pessoas entrevistadas pelo USA Today para comentar sobre a sua morte! Quando ele voltou (acabou que ele realmente não tinha morrido) na edição exata e na sequência exata dos eventos que eu pensei que eles usariam eu percebi que eu estava lendo muitas histórias em quadrinhos de super-heróis. Não é que foi uma má história, mas era previsível se você já tivesse lido o suficiente de outras HQs de outros super-heróis.

Spider-Man morreu. Bem, não realmente. Doutor Octopus transfere seu próprio cérebro para o corpo de Peter Parker e assumiu sua personalidade. Isso, claro, não se sustentou por muito tempo e então Peter Parker voltou bem do jeito que eu esperava.

Wolverine morreu e ele não voltou ainda, mas ele vai, eu não tenho nenhuma dúvida.

Essas são apenas as mortes mais recentes. Houve mais no passado e haverá, tenho certeza, muitos mais no futuro. Pra mim a Marvel está dizendo que as mortes são um mecanismo para contar histórias interessantes e não importa se elas não aderem à cronologia ou a realidade. Eu concordo com isso, até certo ponto. Eu gosto de uma boa história. Ao mesmo tempo, acho que não consigo mais me emocionar lendo esse tipo de história. A porta giratória da morte e do desastre tem sido usada como argumento narrativo com tanta frequência que perdeu quase todo o seu significado no contexto dos universos de super-heróis.

Eu ainda gosto de algumas dessas histórias, mas quando qualquer história nova tenta me emocionar mostrando a morte de um personagem que eu gosto eu logo viro os olhos e penso “Oh, por favor… me engana que eu gosto…”.

Antes os fãs diziam “se você não vir um corpo, então eles não estão mortos”. Uma vez que isso foi aceito as editoras simplesmente desconsideraram a mentalidade de seus leitores. Hoje eles mostram o corpo morto e trazem os personagens de volta do mesmo jeito.

Então… A MORTE DO UNIVERSO MARVEL !!!

Acho que não.

O Universo Marvel logo estará de volta e ele vai ficar bem. A Marvel têm feito um número de reinicializações suaves no seu universo ao longo dos anos e suspeito que depois da poeira baixar em torno do evento das Guerras Secretas, teremos a maioria dos personagens que conhecemos e amamos de volta onde eles estavam com uma nova camada de tinta em alguns deles e ao longo do tempo vamos estar de volta ao status quo para a maioria da linha da Marvel.

Eu suspeito que este novo universo seja mais parecido com o universo do filme/TV. Isto não é uma coisa ruim, é evolução. “Evoluir ou morrer”, como eles dizem.

Todas essas mudanças são parte integrante da experiência de colecionar histórias de super-herói. Não fique bravo com qualquer mudança que você não gostou, porque outra mudança virá em breve. Se eu estou cansado desse vai e vem? Absolutamente. Eu admito livremente.

O fator principal aqui é entender quanto os leitores apreciam essas histórias. Eu tenho todas as edições da Marvel desde 1961 até a saga “Fear Itself” de 2011 (50 anos de Marvel Comics). Foi nessa época que parei e pensei que deveria ficar apenas com o que realmente gostei de ler nesses anos todos. Com isso eu desisti de tentar comprar, ler e manter tudo que eles publicavam. Algumas pessoas ficam espantadas em saber como eu fui capaz de manter todas essas edições por tanto tempo, mas eu conheço várias pessoas que continuam a comprar e ler a maioria da Marvel e da DC desde o começo até hoje! Todo mês eles compram porque eles não querem perder qualquer aspecto desses universos.

Meu mantra atual para HQs de super-heróis, que agora constituem apenas 25% da minha dieta de leitura, me faz muito mais feliz como um colecionador de HQs:

“Compre as HQs que você gosta, ignore as que você não gosta. Nenhuma morte é sempre permanente nas HQs de super-heróis. Nem mesmo a morte de um Universo.”

colunista_BobBretall
Bob Bretall
Comic Spectrum

Um comentário em “A morte do Universo Marvel?

  1. Esses Reboots são a única forma que as editoras conseguiram para injetar “sangue novo” no universo de heróis… em grande parte, culpa do tipo de leitores que temos hoje… imediatistas que se cansam rápido de tudo… tudo tem que ser novo e empolgante 100% do tempo… Essas mortes chamam compradores a curto prazo e rendem mídia gratuita na maior parte das vezes.. mas a curiosidade passa e eles precisam trazer os personagens de volta de algum jeito, senão daqui a pouco não tem personagens mais pra matar… hehehe

Deixe uma resposta